TAG #1 - TBR Intimidante

9/19/2017


Para quem segue o booktube com relativa regularidade já deve ter visto inúmeros vídeos de TAGs, aqueles vídeos que consistem num conjunto de perguntas ou categorias onde uma pessoa escolhe um ou mais livros para responder a cada ponto. A par dos vídeos de opinião, esses são dos meus vídeos preferidos! E, não tendo eu canal de Youtube, por que não começar também a fazer umas TAGs aqui para o meu cantinho? Afinal, o blog é meu. Posso fazer o que eu quiser. #DealWithIt.

Por nenhuma razão em especial, escolhi fazer primeiro a tag "TBR Intimidante", criada originalmente por uma moça estrangeira que infelizmente apagou o vídeo. Para quem desconhece, 'TBR' é uma sigla para 'To-be-read', um termo utilizado pela comunidade para se referir à parcela de livros da estante que ainda estão por ler. Assim sendo, todas as respostas desta tag só podem ser livros que ainda não li (dah!). Sem mais delongas, prossigamos com as perguntas e respostas.

1) Que livro não conseguiste acabar?

Resultado de imagem para o mundo da guerra dos tronos

Eu faço parte do grupo de pessoas que não gosta de deixar livros por ler, por muito penosos que estejam a ser. O mais perto que estive disso foi há uns tempos quando pus o 'Eragon' de lado durante 2 anos, porque a história não me estava a prender. Quando voltei e pegar nele, fiquei tão interessada na história que acabei por comprar o resto da série.
Por isso, não tenho nenhum livro que não tenha conseguido acabar. Assim sendo, ponho aqui o "O Mundo de A Guerra dos Tronos", uma espécie de enciclopédia de GoT que tenho aqui para ir lendo aos bocadinhos. Já li toda a parte dos Targaryen, falta-me agora a outra metade do livro!

2) Livro que ainda não li por falta de tempo

Resultado de imagem para monte dos vendavais civilização

Na verdade, eu ainda tenho livros por ler porque não tenho tempo para os ler a todos. E, por alguma razão, continuo a achar que apesar de ler apenas uns 2/3 livros por mês, faz todo o sentido adquirir uns 5. Mas aqui optei pelo 'Monte dos Vendavais'. É um clássico que quero muito ler há alguns anos, mas ainda não consegui alocá-lo no meu horário de leituras. Para além disso, a vontade de ler clássicos não vem quando a gente chama, nao é verdade? 

3) Livro que ainda não li porque é uma sequela

Resultado de imagem para go and set a watchman

Por ignorância minha, comprei este livro com o intuito de iniciar a minha experiência de literatura com Harper Lee só para mais tarde descobrir que é uma sequela do famoso "To Kill a Mockingbird". Possivelmente nem será muito problemático se não os ler pela ordem certa, mas... a minha parcela de OCD acende uma sirene cada vez que me vem esse pensamento à cabeça. Portanto, nada feito até arranjar o 'How to Kill a Mockingbird'. 

4) Livro que ainda não li porque é novinho em folha

Resultado de imagem para admiravel mundo novo

Este Verão li finalmente o 1984, do George Orwell, depois de muita insistência do meu senhor, e entrou logo para a lista dos meus livros preferidos da vida. Agora que fiquei a saber o que é uma distopia bem feita, não quero outra coisa. Daí que tenha comprado muito recentemente o 'Admirável Mundo Novo', ou 'Brave New World', que espero ler muito em breve. E, para a trindade ficar completa, espero adquirir em breve também o 'Fahrenheit 451', do Ray Bradbury. 

5) Livro que ainda não li porque li um do mesmo autor e não fiquei fã
Resultado de imagem para a procura de alaska

Eu já não tinha ficado muito fã do John Green quando li "A Culpa é das Estrelas", mas quando li o "Cidades de Papel"... posso dizer que os meus níveis de esperança ficaram quase tão baixos com os dos fãs da série de jogos 'Half-Life'. É verdade que já ouvi muitas críticas negativas a este livro, incluindo muitas referência ao facto de ser praticamente igual ao 'Cidades de Papel', mas espero tirar as minhas próprias conclusões. Besides, parece que o mano Hank Green vai lançar também um novo livro nos próximos tempos, o que significa que ainda há esperança para esta família.

6) Livro que ainda não li porque não o 'estou a sentir'

Resultado de imagem para book virgens suicidas

Desde que soube que o filme da Sofia Coppola era baseado num livro que andei doida à procura dele, até o encontrar na Feira do Livro da Figueira da Foz. Porquê, não sei bem. Acho que é dos filmes mais intrigantes que já vi (eu vejo poucos filmes, por isso também não é dizer muito) e acho que nunca consegui perceber bem a mensagem que quer transmitir, se é que tem alguma. Conhecendo o filme, estou à espera que o livro seja igualmente 'estranho', e por isso preciso das vibes certas para o começar a ler.

7) Livro que ainda não li porque é gigante

Resultado de imagem para queda dos gigantes

O quê, uma série enorme sobre a história do século XX? Shut up and take my money! Não sei como é que estive tanto tempo sem conhecer a trilogia 'O Século', a série de Ken Follet que segue 5 gerações ao longo dos grandes acontecimentos do século passado. Começo a bater palmas só de pensar. Problema? Cada livro tem pelo menos 900 páginas e custa mais de 20 euros. Soon enough...


8) Livro que comprei pela capa e que afinal tem muitas opiniões negativas

Resultado de imagem para insurgent allegiant

Quando li Divergente há uns anos atrás não fiquei fã número 1 mas fiquei interessada o suficiente para querer continuar a história. Tinha comprado a versão em português mas, depois de conhecer as edições hardcover em inglês, decidi adquirir a trilogia completa nessas mesmas edições. Até que uns tempos depois comecei a ver demasiadas opiniões menos positivas sobre as sequelas, principalmente sobre o último, Allegiant (ou 'Convergente'). Por algum milagre, consegui chegar até hoje a desconhecer totalmente o rumo da história, por isso ainda há espaço para surpresas... sejam elas boas ou más.

10) O livro mais intimidante da tua estante
Resultado de imagem para o pianista de hotel

Eu não sei quanto a vocês, mas eu estou muito satisfeita com a estrutura generalizada da escrita, com pontos e vírgulas nos sítios certos e com os diálogos e textos corridos bem discernidos. Ao senhor Saramago eu dou o desconto porque, bem, é excelente o que ele faz com as palavras e as frases da língua portuguesa. Mas não queria dispersar muito mais pelo mundo da escrita atípica. Pelo que vi de relance deste livro, estamos perante um hipster. Quebras de linha a cada dois parágrafos e pontos finais esquecidos foi o que mais vi assim de relance. Nunca li nada deste jornalista até agora, por isso nada posso comentar acerca da sua qualidade enquanto autor. Mas é verdade que a estrutura que ele escolheu para este título não me está a parecer muito convidativa. 

E pronto, finalizei a minha primeira tag! Se já leram algum destes livros, por favor partilhem as vossas opiniões, quero mesmo começar a diminuir a pilha de livros por ler! Por enquanto, vou continuar com 'Harry Potter and the Prisoner of Azkaban' e 'A Jangada de Pedra', de Saramago!

You Might Also Like

5 comentários

  1. E para quando o Admirável Mundo Novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (isso são horas de estar acordado? :p). Espero ler em breve, talvez depois do livro do Saramago que estou quase a acabar :)

      Eliminar
  2. Da tua lista ainda só li dois: O Monte dos Vendavais e Admirável Mundo Novo mas adorei-os!
    Quero muito ler esse da Harper Lee pois adorei o Não Matem a Cotovia mas ainda não tive oportunidade. Afinal de contas há tanto que gostaríamos de ler, né? ;)
    Também também curiosidade nessa trilogia do Ken Follett mas os livros são gigantes e intimidam-me um bocadinho ;)
    E não te quero desanimar mas li um do Rodrigo Guedes de Carvalho e... não gostei :/
    Beijinhos e boas leituras

    O Prazer das Coisas | Facebook | Youtube | Goodreads

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Brave New World será para breve, já 'O Monte dos Vendavais' só Deus sabe :b

      O quê, a minha referência no booktube para livros históricos está com medo de uns calhamaços do Ken Follet? Não pode ser! ;)

      Pois, eu li a tua opinião sobre o "A Casa Quieta" do Guedes de Carvalho :p Também não estou com muita vontade de pegar, é daqueles livros que ainda vai passar uns meses na estante até olhar para ele de novo.

      Obrigada por comentares, beijinhos e boas leituras :D

      Eliminar
  3. Eu sei, eu sei. Ainda por cima, já me recomendaram a trilogia e desconfio que será uma leitura excelente. Mas são 3 enormes calhamaços =P Acho que um dia pego neles mas primeiro tenho que ganhar coragem eheheh

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar

Já me fartei de falar, agora é a vossa vez! Comentários são ~sempre~ bem-vindos!