Wrap Up Maratona Literária Verão 2017

9/25/2017

 

Três meses se passaram, e agora é hora de prestar contas. Em Junho, propus a mim própria participar na minha segunda maratona literária, a Maratona de Verão 2017, organizada pelos blogs Flames e Agora que sou Crítica. Se se quiserem rir um bocado, vejam a minha proposta inicial para os desafios a cumprir, se não, passemos directamente àquilo que foi efectivamente concluído com sucesso neste último trimestre!

1) Livro Noutra Língua

Resultado de imagem para 11/22/63
Páginas: 849
Classificação: 4/5

Um livro relativamente recente do grande Stephen King e, felizmente, um dos bons. Podem ver a minha review sem spoilers aqui.  

4) Livro Infantil

Resultado de imagem para harry potter philosopher stone
 Páginas: 332
Classificação: 4/5

Todos os anos tenho de fazer a minha releitura da série que marcou a minha infância e adolescência, bem como a de outros milhares de pessoas no mundo.  É como o vinho do Porto, só melhora com o tempo. Vejam a opinião completa aqui.

 5) Livro Publicado em 2017

https://img.wook.pt/images/a-amiga-dorothy-koomson/MXwxOTMxMDcxM3wxNTExODI3NXwxNDk5MTIyODAwMDAw/500x 
Páginas: 495
Classificação: 3/5

Já tive boas e más experiências com Dorothy Koomson (mais boas do que más, felizmente), mas este cai no pote da segunda categoria. Tem uma premissa bem interessante, mas depois não a explora tão bem como poderia, na minha opinião. Podem ler mais da minha opinião aqui.

7) Livro Recomendado por um Youtuber/Blogger

Resultado de imagem para anexos rainbow 
 Páginas: 347
Classificação: 4/5

Depois de ver tanto gente no booktube nacional e internacional a recomendar Rainbown Rowell, decidi aventurar-me nos livros. Sobre 'Eleanor & Park' e 'Fangirl' já vi várias opiniões adversas, mas sobre o 'Anexos' sempre vi coisas mais soft. Da minha parte, gostei do que li, e espero ler mais da autora. Vejam a opinião aqui.

 9) Graphic Novel/BD/Manga
Resultado de imagem para guerra dos tronos graphic novel
Páginas: 165
Classificação: 5/5

A minha primeira experiência com banda desenhada, ou graphic novel, desde que deixei de ler as BDs do Astérix e do Obélix. Para quem já leu os livros há alguns anos e não vê a série, foi fantástico voltar às origens de uma das minhas séries de fantasia preferidas. Como é característica da série, há muitas personagens a serem apresentadas, por isso acredito que quem caia neste livro de cabeça tenha alguma dificuldade em perceber quem é quem. Mas para mim, que já estou habituada à multidão, foi um claro 5/5.  Senhor George R.R. Martin, continuo ansiosamente à espera do próximo livro.

 11) Livro Escrito por Mais que um Autor
Resultado de imagem para luz efemera
Páginas: 745
Classificação: 2/5

Primeiro livro que li para a maratona e a primeira desilusão do Verão. Este livro fecha a trilogia Langani, cujos dois primeiros livros li há alguns atrás e me deixaram até bastante entretida. Este livro foi uma tortura para acabar de ler... Cenas irrelevantes e/ou mal-desenvolvidas são o prato do dia. Um bocado triste ver personagens com as quais até passei uns bons momentos a serem mal-tratadas desta maneira. Se é para rematar uma série, que seja para ser em grande.

13) Livro que Ganhou Algum Prémio
Resultado de imagem para antes de vos deixa
 Páginas: 371
Classificação: 3/5
  
Livros YA não estão de todo incluídos na minha leitura habitual. Mas quando ganhei este livro num passatempo, decidi dar a oportunidade. O livro pode não ter ganho grandes prémios, mas ainda assim coleccionou um conjunto interessante de nomeações e atribuições menos conhecidas, o que poderá querer dizer alguma coisa. Ou então não, porque o facto de um livro ganhar prémios Pullitzer ou  prémios Camões não me garante que vá gostar mais dele: a opinião que interessa mesmo no final é a da própria pessoa que lê. Posto isto, não achei um livro excelente, mas diverti-me muito a lê-lo, o que já é uma excelente qualidade. Não é um que me fique na memória, mas definitivamente não é um livro que envergonhe a categoria de livros YA. 

14) Um Livro Emprestado

Resultado de imagem para 1984 book
Páginas: 328
Classificação: 5/5

O senhor meu parceiro não é homem de ler muito, mas quando lê e gosta, não há quem o ature. Andou meses e meses a chagar-me a cabeça para ler isto e eu, finalmente, decidi pedir-lhe o 1984 emprestado para esta maratona. Foi das melhores coisas que fiz este Verão. Que livro é este, que distopia é esta, que final é aquele. Não sei se o final é assim tão 'surpresa' para todos, mas para mim, que pouco ou nada sabia do livro, foi inesperado. Fiquei triste, é verdade. Fico ainda mais triste quando penso que há lugares no mundo onde esta história não possa ser bem considerada uma distopia, mas quase como o dia-a-dia normal. Gostei imenso, é agora um dos livros preferidos da vida.

21) Ler um Livro sobre Viagens no Tempo

Resultado de imagem para outlander livro
Páginas: 772
Classificação: 2/5

Ainda não consultei a edição de 2017 do Dicionário da Língua Portuguesa mas tenho a certeza que nos sinónimos da palavra 'desilusão' tem de estar Outlander. Minha gente, what a mess. Uma premissa tão interessante, mesmo envolvendo viagens no tempo, que sei que não agrada a muitos, e uma história tão mal desenvolvida. Nenhum dos personagens se comporta como deveria, as reflexões e introspecções que são esperadas de livros que envolvam viagens no tempo (mesmo as mais básicas) são inexistentes, as evoluções dos personagens são imponderadas e não justificadas, a acção do livro é mais lenta do que eu a tentar carregar um vídeo para o Youtube com a minha Internet de casa. Acho que a palavra chave aqui é expectativa. O meu problema foi esperar um romance histórico com personagens boas e com história interessante o suficiente para me fazer continuar a estar interessante nas próximas 4 ou 5 Bíblias em que esta colecção já vai. Sei que muita gente elogia a série de TV (que nunca vi nem pretendo ver) e até quem afirme que a história melhora com os livros, mas... há muitos outros livros aos quais quero dar uma primeira oportunidade antes de dar uma segunda oportunidade a Outlander. 

22) Livro Para Terminar num Dia

1918159
Páginas: 120
Classificação: 4/5

Lembro-me de gostar muito de ter lido este livro no 11ºano da escola mas, seis anos depois, apercebi-me que já pouco me lembrava da história. Acabei por ler para a maratona e é com muito prazer que revalido a minha apreciação para com esta obra. É uma peça, por isso não se pode esperar histórias muito desenvolvidas ou compridas, mas as personagens são engraçadas, as reacções são genuínas e a trama é interessante. Percebo que não agrade a toda a gente, mas eu adoro. O que posso dizer, sempre tive queda para o drama.

Finda a contagem dos desafios concluídos, chegamos a um total de
4524 páginas!

Estou genuinamente surpreendida, não me parecia nada que tivesse lido tanto! Querem ver que aquela coisa de contar as calorias de cada refeição que tomo me pode ajudar realmente no processo de emagrecimento? Agora até fiquei com uma motivação diferente!


Foi uma experiência muito interessante, a minha primeira maratona literária. É verdade que deixei muitos desafios por cumprir, mas o importante é que, no geral, gostei muito dos livros que li nos últimos meses, e é isso que mais interessa. O lema 'qualidade em vez de quantidade' rege quase tudo na vida, por que não os livros também? Excepto dinheiro. Acho que aí não sou tão exigente com a qualidade, não...

Estou muito entusiasmada com a minha eventual participação em novas maratonas. Quem sabe se os canais "Flames" e "Agora que sou Crítica" não têm uma ideia para uma maratona de Inverno. Livros para ler não faltam por aqui ;)

You Might Also Like

0 comentários

Já me fartei de falar, agora é a vossa vez! Comentários são ~sempre~ bem-vindos!