Projecto Organize a Sua Casa - Semanas 1 e 2

7/25/2018


Caríssimos, estou aqui hoje quase que em visita de médico para vos fazer uma breve introdução a um projecto mais virado para lifestyle (calma, não se vão já embora!), criado pela provavelmente vossa conhecida Cláudia, do blog 'A Mulher Que Ama Livros', e no qual estou a pensar tentar participar.

Há coisa de uma semana deparei-me com a novidade literária 'Organize a Sua Casa', da autora sueca Paulina Draganja, enquanto passeava pelo blog 'Estante de Livros' e fiquei logo a com a pulga atrás da orelha. Coincidentemente, na mesma altura, a Cláudia criou então o 'Projecto Organize a Sua Casa | 52 Semanas' baseado nesse mesmo livro, com o objectivo de dar um empurrãozinho no aparente pesadelo que é a organização do lar (e da vida em geral). Durante um ano, seguiremos os desafios semanais propostos pelo livro - ou os desafios que achemos prioritários para nós - e vamos tentando, sem stress mas veementemente, fazer finalmente aquelas mudanças que temos estado a adiar mais um bocadinho.

Se precisas de mais motivação, lê o post original do projecto e aprende mais um bocado sobre o mesmo. Se te quiseres juntar ao rebanho só tens ou de adquirir o teu livro ou ir estando atento aos updates dos desafios. Infelizmente, o Instagram há-de ser o canal mais activo durante o projecto, por isso, é só seguires a Cláudia AQUI e à partida ficas saf@. E já agora, why not, segue-me a mim também!



SEMANA 1 - Escrever a Lista de Prioridades - 17 a 24 de Julho

Como puderam ver em cima, a autora tomou a liberdade de nos fornecer uma lista com 52 possíveis desafios, um para cada semana do ano. No entanto, é sabido que não vivemos todos na mesma casa nem todos temos as mesmas prioridades no que toca a mudanças pretendidas. 

Por exemplo: eu, que vou sair de casa dos meus pais para ir viver com o meu namorado nas próximas semanas, com certeza que terei em mente tarefas bem diferentes do que uma mãe de 3 filhos ou de uma pessoa que ainda viva sobre a alçada de alguém. Assim sendo, o ponto de partida é reflectir sobre a nossa situação e encontrar os desafios que decididamente nos queremos impor para os próximos meses. Se não coincidirem com a lista da autora, é só começar a riscar de lá aqueles que não se adaptam ao nosso caso: as nossas prioridades definem os nossos desafios!

 

E que prioridades são as minhas (de momento, at least)? Bom, não foi propriamente fácil elaborar esta pequena lista e, mesmo assim, há pontos que sei que estão demasiado generalistas. No entanto, acho que dá para perceber a ideia, e especificações hão-de aparecer eventualmente:

  • Fazer Lista de Mobília e Material a Comprar
  • Escolher Software a Usar para Gestão das Finanças da Casa
  • Comprar Televisão (ou televisões)
  • Organizar Caderno de Receitas
  • Unhaul de Livros
  • Unhaul de Roupa e Sapatos
  • Limpar Chão e Paredes da Casa Nova
  • Comprar Mobília Essencial (uma divisão por semana)
É certo que algumas tarefas serão verdadeiros desafios, mas se isto fosse para ser fácil nem me dava ao trabalho de participar. Posso dizer que a lista de mobília a comprar já está a andar a bom ritmo e, não tarda muito, passaremos às compras em si. O ideal seria termos já toda a mobília essencial na casa até Setembro, mas quanto a isso não me fio em promessas.



SEMANA 2 - Criar 'Caixas de Saída' - 24 a X de Julho

E porque entretanto já se atingiu a deadline da primeira semana, deixo já anotado o segundo desafio, que consiste em certificar-nos de que temos os contentores adequados para as triagens que vamos fazer.

No meu caso em vez de contentores com tralha a deitar fora, preciso é de contentores para carregar as coisas que vou levar para a casa nova. O processo é diferente, mas o objectivo permanece o mesmo: fazer uma selecção do material que queremos manter e do que queremos despachar. A autora sugere que coloquemos uma 'caixa de saída' perto de cada um dos locais onde iremos efectuar limpezas - na cozinha, no escritório, na garagem - mas, como sempre, fica ao critério de cada um como se devem organizar as expedições.

O que farei nesta próxima semana é exactamente isso: comprar ou arranjar caixotes e caixas para as poder começar a encher com pertences que quero levar comigo. A par disso, hei-de continuar, obviamente, a procurar mobília a adquirir nas próximas semanas. Uma tarefa extenuante, sim, mas muito divertida e motivadora!!

And then... time to start packing!

coincidentemente

"coincidentemente", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/coincidentemente [consultado em 24-07-2018]

You Might Also Like

4 comentários

  1. Como já sabes também vou participar... Aqui a casa continua em constante mudança, agora porque a família vai aumentar. Tenho alguma mobília a comprar e alguns armários a destralhar. Por isso vai ser bom fazer este projeto :) Boa sorte com as mudanças ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei sim :D Imagino que também vá haver muito trabalho aí por casa, mas acho que é trabalho que a gente até tem gosto em fazer :D
      Boa sorte para ti também, e que corra tudo bem! Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Eu quando era puto a minha mãe ofereceu-me a versão audiobook desse livro.

    Quando começava aos berros:

    Arruma o teu quarto!!
    Vai lavar a loiça!!
    Aspira a sala!!


    Esse livro nunca tinha um final feliz...

    Em relação ao Jurassic Park, este ultimo filme não sei mas o primeiro e o segundo foram adaptados das obras de Michael Crichton com o mesmo nome.

    Vá porta-te bem e boa sorte para a mudança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devemos ter recebido o mesmo livro, então, porque há 23 anos que oiço as mesmas coisas :/ But not anymore! O problema é que o trabalho tem de ser feito por alguém... ah ah ah... (911 send help).

      Sim, os primeiros foram, mas a série já vai tão longa que eu desconfio que isto já é só baseado em resultados de bilheteiras. Mas pronto, podia ser pior.

      Obrigada, beijinhos!! :D

      Eliminar

Já me fartei de falar, agora é a vossa vez! Comentários são ~sempre~ bem-vindos!